Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

As não conformidades do hino da minha terra

Começo por louvar os elementos da comissão de festas de Santa Ana. Tenho a certeza que são homens (e eventualmente mulheres) com muita garra e boa vontade. Não é qualquer um que se oferece para organizar e promover a nossa principal festa.

 

O que me faz gastar algum tempo, foram apenas umas não conformidades de detectei (pelo menos até que me provem o contrário) no hino de... Não posso dizer, pois seria imparcial da minha parte dizer que era o Hino de Neiva ou o Hino de S.Romão de Neiva.

Vou apenas fazer uma leve introdução para me fazer entender com mais rapidez.

Chegou-me a casa recentemente o programa / agenda das grandiosas festas de Santa Ana. Mais uma vez dou os parabens aos responsáveis pelo feito.

Na ultima página desse "livrinho" aparece o Hino da terra (mais uma nova descoberta, pois desconhecia que tinhamos tal coisa) intitulado de Hino de São Romão de Neiva.

Ora quaquer coisa aqui não bate certo, pois se estivessemos a falar do hino da freguesia, seria Hino de Neiva, caso seja do padroeiro seria Hino de S.Romão - tudo junto é que não me parece muito correcto.

Ainda tentei ver as coisas nesta perspectiva: Hino de São Romão, padroeiro de Neiva, mas que tivessem cortado algumas palavras para poupar tinta na tipografia.

Essa interpretação foi logo delapidada na primeira quadra do hino - "S. Romão terra bendita".

Será que a ideia seria S. Romão santo bendito ou Neiva terra bendita?!

Fica  a questão, bem sei que ninguém a irá debater (aliás, dificilmente alguem terá lido isto até esta parte).

Vou ainda tomar a liberdade de finalizar este post com o hino em questão, tal e qual como o recebi.

 

""Hino de São Romão de Neiva"

 

"S. Romão terra bendita

Toda catita sempre a cantar

No seio da sua gente

A Mãe clemente tem um altar"

 

"S. Romão mansa rolinha

Que à tardinha vai refrescar

Seu bico na água corrente

Que de repende vai ver o mar"

 

"Os Frades Bentos embalaram

Outrora nossos Avós

E por eles nos legaram

Alegria, alegria a todos nós"

 

"Nos lábios um sorriso

No paraiso se espalha

Pois cá dentro de nós vive

A eterna luz de uma centelha"

 

De... autor desconhecido ou com identidade reservada

 

 

 

Até breve!!!!!!!!!!!!

sinto-me:
publicado por fm às 20:48
link | comentar | favorito
partilhar
8 comentários:
De fm a 8 de Outubro de 2009 às 13:30
Não se trata de nenhum caso dramático, mas sim de alguma coisa não bater certo. Falou bem, mas para mim incoerência continua ou então estamos a proclamar um hino que não é nosso, pois a freguesia de S. Romão de Neiva ACTUALMENTE não existe (ou se existe não é a nossa). Sem nunca renunciar às nossas raizes (e quem dera a muitos terem a nossa história) acho que devemos separar o passado do presente e ajustar as coisas à realidade actual.
Quanto à reunião de assembleia, espero que não se refira a uma sessão de esclarecimento realizada no centro paroquial, em que apenas foi comunicado o que iria ser feito, como dado adquirido sem (sequer) ouvir quem tinha ou tem uma opinião contrária.
Agradeço imenso o comentário, pois para mim é sempre positivo haver quem discorde e faça valer a sua opinião. E digo mais, já aprendi mais qualquer coisita.

FM
De Anónimo a 8 de Outubro de 2009 às 18:21
Atenção ás afirmações que não correspondem á verdade...sim, aquilo foi uma reunião de freguesia (extraordinária) e foi dada a palavra a todos os que se inscreveram para falar, nomeadamente pessoas que DISCORDAVAM da ideia de repor o nome de S.Romão à nossa freguesia! eu sei o que escrevo pois estive presente nessa assembleia... de facto (embora em menor numero) houve pessoas que se inscreveram e demonstraram a sua opinião negativa quanto à reposição do referido nome... no que diz respeito a este assunto, e para concluir, uma última coisa a dizer: se por acaso tiverem dúvidas sobre este assunto ( e para confirmar como eu estou a dizer a verdade), podem sempre pedir a acta dessa reunião à assembleia de freguesia, mais concretamente ao sr. presidente da assembleia de freguesia que este ( deduzo eu) terá todo o gosto em esclarecer as duvidas, e até mostrar a acta aos neivenses interessados... pelo menos espero que assim seja!!!

Espero que estes problemas sejam rapidamente resolvidos para o bem de todos nós!!!

Do Anónimo neivense sempre pronto para ajudar.
De Helder a 9 de Outubro de 2009 às 00:01
Ceder actas? Como cederam ao meu pai? Foi preciso mandar para a CADA, para termos acesso a elas, e nºao diga que é mentira, que eu tenho toda a documentação. Já chega de mentiras. Eu assumo quem sou, sou Hélder Mota, filho de Sá Mota e não preciso me esconder atrás de um nome de "anónimo".
De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:49
Assim sendo, peço que escreva o que diz na acta pois eu também sei o que nela está escrito pois ouvi a sua leitura na assembleia de freguesia posterior à realizada no centro paroquial!!! Sei o que digo!!! Desafio-o a escrever tal e qual o que nela diz e assim veremos quem tem razão. Mais... se ela não corresponder ao que eu disse (obviamente sem você a alterar) eu peço muita desculpa e assumo o meu erro. Para além do mais (e uma vez que todos sabem a sua opinião quanto a este assunto), acho que é de lamentar que assuma essa posição relativamente à reposição do nome da nossa freguesia (embora eu respeite essa sua opinião) uma vez que, por causa deste assunto, já têm morrido pessoas devido a enganos nomeadamente um familiar do sr.presidente Costa (que é o cabecilha da sua lista), que morreu devido a uma confusão entre o nome de duas freguesias (NEIVA e CASTELO DO NEIVA), acabando o INEM por ir parar a Castelo do Neiva, e a pessoa em causa acabando por falecer devido ao engano que o INEM teve (e o INEM não tem culpa destes confusões). Quem não acreditar no que digo que pergunte ao Sr.Costa!

Para concluir, e digo desde já que termino com tristeza, uma ultima nota para sr. helder. Não acho bem (e presumo que todos os neivenses saibam do que eu digo) que quem criticou tão fortemente o sr.costa, dizendo muitas vezes mal dele, vá agora juntar-se a ele na sua lista. Será isto medo?? Será aquela coisa do "ai se não podes com eles, junta-te a eles"?
Talvez um dia diga o meu nome... para já mantenho o anonimato. Pode até chamar-lhe de cobardia da minha parte... mas antes de o fazer, lembre-se que mais cobarde é quem sente medo e corre para a beira do seu inimigo para este não lhe fazer mal!!!
De Hélder Mota a 9 de Outubro de 2009 às 22:40
Pois chamo cobardia, isso pode ter a certeza. Mais, o Srº COsta sabe bem o que eu disse dele, e não o retiro. Estou na lista sim, não por conveniência, mas sim porque quero liberdade de expressão a uma ditadura imposta pelo PSD/CDS. Se tem algum problema, fale comigo directamente, e não se esconda atrás de um ecrã: Voto LIANE, e digo lhe desde já, para que não mande mais bocas. Para Viana, voto BLOCO DE ESQUERDA. Para não andar a dizer mais, que vou contra a minha ideologia. Para a freguesia não ligo a partidos, ms sim a obras, coisa que a outra lista não fez e anda por aí a espalhar. De certeza que o Srº António Costa conhece a minha opinião pessoal e sabe que fui contra ele, embora eu também tenha assumido que votei em branco há 4 anos. Mas desta vez estou contra uma pessoa, que só se candidata para se autopromover servindo se dos neivenses, e tenho provas, que apresentarei quando for altura. Contra o mal pior, voto LIANE, e pode ter a certeza que comigo o Salgueiro niunca me irá governar. Sabe onde moro, por isso ganhe coragem e fale directamente comigo e não por recadinhos. Já agora, aposto que sei quem você é, mas estou-me marimbando pas acusações que me fez. O anonimato não é uma boa acção, se é que me percebe.Hélder Mota

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Portugal - Expect the Une...

. Quem disse que a vida do ...

. (A) Mensagem de Natal !!

. O desmaio das criancinhas

. Woodstock... Festival do ...

. Rescaldo não oficial da g...

. Momments, agora também ac...

. Praias de Bandeira Azul 2...

. Fóssil de sereia exposto ...

. Conto de fadas, à moda da...

.arquivos

. Julho 2015

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds